Araliaceae

Didymopanax plurispicatus (Maguire, Steyerm. & Frodin) Fiaschi & G.M. Plunkett

Como citar:

Monira Bicalho; Gláucia Crispim Ferreira. 2022. Didymopanax plurispicatus (Araliaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

0,00 Km2

AOO:

8,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie não é endêmica do Brasil (Fiaschi e Nery, 2022). No Brasil, apresenta distribuição: no estado do Amazonas — no município Santa Isabel do Rio Negro.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2022
Avaliador: Monira Bicalho
Revisor: Gláucia Crispim Ferreira
Categoria: DD
Justificativa:

Árvores com até 25 m de altura (Fiaschi e Plunkett, 2018), não endêmica do Brasil, localizada no Amazonas, no município Santa Isabel do Rio Negro. Apresenta distribuição restrita, conhecida de um registro de coleta, e EOO e AOO igual a 4km². Assim, diante da carência geral de dados sobre a distribuição, pelo fato da espécie ter sido descrita a partir de material coletado em uma região onde esforços de coleta são considerados insuficientes, a espécie foi considerada como Dados Insuficientes (DD) neste momento. Expedições botânicas direcionadas a buscar pela espécie na localidade típica e em outras localidades próximas são necessárias para aumentar o conhecimento sobre sua distribuição e dinâmica populacional. Com isso, espera-se que, em breve, seja possível uma reavaliação de risco de extinção robusta, ainda considerando o aumento dos vetores de pressão que incidem na região de ocorrência da espécie.

Último avistamento: 1966
Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Brittonia 72(1): 20, 2020. Espécie distinta devido à presença de unidades de inflorescência final espiculadas, folíolos com pecíolos relativamente curtos (a lâmina pelo menos duas vezes e meia mais longa que os pecíolos) e lâminas com base cordada (Fiaschi e Plunkett, 2018).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: É conhecido de uma única coleção em florestas tropicais montanhosas da Serra Pirapucú (Fiaschi e Plunkett, 2018).
Referências:
  1. Fiaschi, P., Plunkett, G.M., 2018. Revision of the Didymopanax Group of Neotropical Schefflera (Araliaceae). Ann. Missouri Bot. Gard. 103, 24–105. https://doi.org/10.3417/2017031

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Amazônia
Vegetação: Floresta Ombrófila (Floresta Pluvial)
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane Forest
Detalhes: Árvores com até 25 m de altura (Fiaschi e Plunkett, 2018). Ocorre na Amazônia, em Floresta Ombrófila (Fiaschi e Nery, 2022).
Referências:
  1. Fiaschi, P., Nery, E.K., 2022. Araliaceae. Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB606823 (acesso em 23 de maio de 2022)
  2. Fiaschi, P., Plunkett, G.M., 2018. Revision of the Didymopanax Group of Neotropical Schefflera (Araliaceae). Ann. Missouri Bot. Gard. 103, 24–105. https://doi.org/10.3417/2017031

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection on going
A espécie foi registrada na seguinte Unidade de Conservação: Parque Nacional do Pico da Neblina.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.